Reflexões acerca do diagnóstico de autismo

Autores

  • Brunna Luanna Morais Silva
  • Valdelice Nascimento de França

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v4i20.886

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista. Diagnóstico diferencial. Saúde mental. Transtornos psicóticos

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar casos de crianças e adolescentes que receberam diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou possuem a suspeita do referido diagnóstico, levando em conta a importância de um diagnóstico diferencial entre autismo e psicose nessa faixa etária. Observa-se a partir da história do diagnóstico de autismo, que o TEA acabou por homogeneizar e absorver outros transtornos graves do desenvolvimento. Na condição de exclusão da psicose infantil do Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DSM) e do acelerado crescimento do diagnóstico de autismo. Considera-se a hipótese de que, atualmente, dentro do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o autismo confunde-se com a psicose e outros transtornos graves presentes na infância e adolescência. A pesquisa foi realizada no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) da Asa Norte – Brasília -  Distrito Federal (DF), utilizando amostra de dois casos. Utilizou-se como metodologia de pesquisa o estudo de caso, e para a análise de dados, análise de conteúdo de Laurence Bardin. A partir dos resultados, concluiu-se a importância de realizarmos uma investigação diagnóstica pautada na escuta do sujeito, buscando compreender o sujeito em relação e não somente a partir da análise de sinais e sintomas ditos observáveis.



Referências

Bursztejn, C. Evolução dos Conceitos de Autismo e Psicose na Criança. In Laznik, MC, Touati B, Bursztejn, C. Distinção Clínica e Teórica Entre Autismo e Psicose na Infância. São Paulo: Instituto Langage, 2016. p. 10 - 23.

Fernandes CS, Tomazelli J, Girianelli VR. Diagnóstico de autismo no século XXI: evolução dos domínios nas categorizações nosológicas. Psicologia USP. 2020;31.

Klin A. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira de Psiquiatria [Internet]. 2006 May;28(suppl 1):s3–11. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462006000500002

Habowski DL, Campos IFA. Considerações sobre o diagnóstico de autismo a partir da revisão de DSM IV E V. Salão do Conhecimento [Internet]. 2019 Oct 15; Available from: https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/12258

Araújo Álvaro Cabral, Lotufo Neto Francisco. A nova classificação Americana para os Transtornos Mentais: o DSM-5. Rev. bras. ter. comport. cogn. [Internet]. 2014 Abr [citado 2023 Jun 26] ; 16( 1 ): 67-82. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452014000100007&lng=pt.

Mercier A; Touati B; Tuil L. “Autismo, uma pesquisa. Sobre a necessidade de reprecisar o campo do autismo e dos TID não autísticos”. In Laznik MC, Touati B, Bursztejn C. Distinção Clínica e Teórica Entre Autismo e Psicose na Infância. São Paulo: Instituto Langage., 2016. p. 58 - 92.

Laurent, E. A batalha do autismo: da clínica à política. 1. ed. Berliner C, translator. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 2014. 222 p.

Almeida ML, Neves AS. A Popularização Diagnóstica do Autismo: uma Falsa Epidemia? Psicologia: Ciência e Profissão [Internet]. 2020 Nov 9 [cited 2022 Apr 12];40. Available from: https://www.scielo.br/j/pcp/a/WY8Zj3BbWsqJCz6GvqGFbCR/?format=html

Lima RC, Couto MCV, Solis FP, Oliveira BDC de, Delgado PGG. Atenção psicossocial a crianças e adolescentes com autismo nos CAPSi da região metropolitana do Rio de Janeiro1. Saúde e Sociedade [Internet]. 2017;26:196–207. Available from: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/DHhy8VLK7vDJH7gVh6smSSF

Kupfer MCM. Notes on the Diagnostic Differences Between Psychosis and Autism in Childhood. Psicologia USP [Internet]. 2000 Jan 1 [cited 2023 Jun 26];11(1):85–105. Available from: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/108081

Neves, JL. “Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades”. Caderno de pesquisas em administração. 1996 [cited 2023 Jun 26];1(3):1-5. Disponível em: https://www.academia.edu/8171621/Pesquisa Qualitativa Características Usos e Possibilidades

Marotti J., Galhardo A. P. M., Furuyama R. J., Pigozzo M. N., Campos T. D., & Laganá, D. C. Amostragem em pesquisa clínica: tamanho da amostra. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, 2008; 20(2): 186-194. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Juliana-Marotti/publication/285800533_Amostragem_em_pesquisa_clinica_Tamanho_da_amostra/links/566aca4008aea0892c4b9e11/Amostragem-em-pesquisa-clinica-Tamanho-da-amostra.pdf

Paiva Júnior FG de, Leão ALM de S, Mello SCB de. Validade e confiabilidade na pesquisa qualitativa em administração. Revista de Ciências da Administração. 2011 Dec 14;190–209. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2011v13n31p190

Ventura, MM. “O estudo de caso como modalidade de pesquisa”. Revista SoCERJ. 2007;20(5):383-386. Disponível em: http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/2007_05/a2007_v20_n05_art10.pdf

Caregnato RCA, Mutti R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto - Enfermagem. 2006 Dec;15(4):679–84.

Silva, CR; Gobbi, BC; Simão, AA. O uso da análise de conteúdo como uma ferramenta para a pesquisa qualitativa: descrição e aplicação do método. Organizações rurais & agroindustriais. 2005;7(1):70-8. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/878/87817147006.pdf

Câmara Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [Internet]. 2013 Jul [citado 2023 Jun 26] ; 6( 2 ): 179-191. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202013000200003&lng=pt.

Campos RC. Psicose e autismo na infância: uma abordagem psicanalítica do diagnóstico diferencial a partir do corpo e da linguagem. Repositório ufc br [Internet]. 2022 [cited 2023 Jun 26]; Available from: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69359

Dassoler, Volnei Antonio, & Palma, Claudia Maria de Sousa. (2011). Contribuições da psicanálise para a clínica psicossocial. Revista Mal Estar e Subjetividade, 11(3), 1161-1188. Recuperado em 26 de junho de 2023, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482011001300011&lng=pt&tlng=pt.

Silva João Paulo Nogueira da, Silva Carolina Ventura, Pedroso Janari da Silva. Contribuições psicanalíticas na compreensão do cuidado em saúde mental no Brasil: revisão de literatura. Act.Psi [Internet]. 2021 June [cited 2023 June 26] ; 35( 130 ): 19-34. Available from: http://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2215-35352021000100019&lng=en. http://dx.doi.org/10.15517/ap.v35i130.39170.

Rotelli F. A instituição inventada. In: Nicácio MF. Desinstitucionalização. São Paulo: Hucitec; 1990:89-99 apud Damous I, Erlich H. O ambulatório de saúde mental na rede de atenção psicossocial: reflexões sobre a clínica e a expansão das políticas de atenção primária. Physis: Revista de Saúde Coletiva [Internet]. 2017 Dec [cited 2021 May 30];27(4):911–32. Available from: https://www.scielo.br/pdf/physis/v27n4/0103-7331-physis-27-04-00911.pdf

Jean-Claude Maleval. O autista e a sua voz. Editora Blucher; 2021.

Laurent, E. A batalha do autismo: da clínica à política. 1. ed. Berliner C, translator. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 2014. apud .Campos RC. Psicose e autismo na infância: uma abordagem psicanalítica do diagnóstico diferencial a partir do corpo e da linguagem. repositorioufcbr [Internet]. 2022 [cited 2023 Jun 26]; Available from: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69359

Laznik, MC. A voz da sereia: o autismo e os impasses na constituição do sujeito. 4. ed. Salvador: Ágalma; 2021. 230 p.

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial. NOTA TÉCNICA No 04 / 2014 / MEC / SECADI / DPEE. Dispõe sobre Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar. Distrito Federal: MEC; 2014. [cited 2023 Jun 26]. Available from:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15898-nott04-secadi-dpee-23012014&category_slug=julho-2014-pdf&Itemid=30192

Ferreira TP da S, Sampaio J, Souza AC do N, Oliveira DL de, Gomes LB. Produção do cuidado em Saúde Mental: desafios para além dos muros institucionais. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [Internet]. 2016 Oct 24;21(61):373–84. Available from: https://www.scielo.br/pdf/icse/v21n61/1807-5762-icse-1807-576220160139.pdf

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Morais Silva, B. L., & Nascimento de França, V. . (2023). Reflexões acerca do diagnóstico de autismo . Health Residencies Journal - HRJ, 4(20). https://doi.org/10.51723/hrj.v4i20.886