Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista
  • https://conselho.saude.gov.br/images/Resolucao_674_2022.pdf

Diretrizes para Autores

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO


Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Preenchimento integral dos metadados solicitados na página de submissão online do artigo, incluindo todos os autores (autor e coautores)
  • A contribuição deve ser original, nos idiomas português ou inglês, e não deve estar sendo avaliada para publicação por outra revista
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice
  • Os autores consultados estão devidamente citados e as URLs e/ou DOIs para as referências foram informados
  • As figuras e as tabelas estão inseridas no texto (não deverão estar no final do documento na forma de anexos/apêndices)
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores e no Template HRJ https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/libraryFiles/downloadPublic/9)
  • A identificação de autoria do manuscrito foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Inserção do registro do Orcid do autor e coautor, quando da submissão de texto. O registro é gratuito e pode ser realizado no site: http://orcid.org/.
  • Respeito às normas de ética de pesquisa com seres humanos conforme normas em vigor.
  • Inserção do NÚMERO DO PARECER CONSUBSTANCIADO DE APROVAÇÃO, além do número CAAE.
  • Critérios do ICMJE (International Committee of Medical Journal Editors):

    1. Autoria:

      • Os autores deverão ter contribuído significativamente para a concepção, condução ou análise do estudo, bem como na redação do manuscrito.
      • As contribuições específicas de cada autor devem ser descritas. Por exemplo, um autor pode ter coletado dados, outro pode ter realizado análises estatísticas, enquanto outro contribuiu para a redação do manuscrito.
    2. Conflitos de Interesse:

      • Os autores devem fornecer uma declaração explícita de conflitos de interesse.
      • Os conflitos de interesse incluem interesses financeiros, relações pessoais, afiliações institucionais ou qualquer outro fator que possa influenciar a objetividade do trabalho.
      • As fontes de financiamento para o estudo também devem ser divulgadas.
    3. Ética na Pesquisa:

      • Os autores devem garantir que sua pesquisa tenha sido conduzida de acordo com princípios éticos e esteja em conformidade com as diretrizes nacionais e internacionais.
      • Se o estudo envolver seres humanos ou animais, é necessário declarar que o estudo foi aprovado por um comitê de ética de pesquisa.
    4. Direitos Autorais e Consentimento:

      • Os autores devem garantir que o trabalho seja original e que não tenha sido publicado em outro lugar.
      • Quando aplicável, os autores devem obter consentimento informado dos participantes da pesquisa e garantir que informações identificáveis ​​não sejam divulgadas sem permissão.
    5. Retratação e Correções:

      • Os autores devem estar cientes de que os trabalhos publicados podem ser retratados ou corrigidos caso erros significativos sejam identificados.
      • Os autores são responsáveis ​​por cooperar com os editores em casos de correções ou retratações necessárias.
    6. Conformidade com as Normas do Periódico:

      • Os autores devem seguir as diretrizes específicas do periódico para formatação, estilo e referências.

DIRETRIZES PARA AUTORES (Revisada e atualizada em 26/07/2023)

a) Instruções aos autores

1. A Revista HRJ publica artigos originais que não estejam sendo avaliados por outras revistas.

2. O artigo deve fazer referência a conteúdos científicos relevantes e estar vinculado a uma das linhas temáticas da revista: Saúde, Educação e Interdisciplinar.

3. No ato da submissão do manuscrito, os autores também devem enviar como Documento Suplementar um arquivo denominado - Declarações relacionadas à autoria - escaneado e devidamente assinado por todos os autores do trabalho.

4. Todos os autores devem possuir cadastro no http://orcid.org/.

5. Os autores devem preencher e informar todos os metadados na plataforma da revista, como formação, escolaridade, instituição, contatos, etc.

6. Os manuscritos devem ser submetidos exclusivamente pelo sistema eletrônico da Revista.

7. O texto enviado para a avaliação por pares não deve conter o(s) nome(s) do(s) autor(es). Caso um dos autores do artigo seja citado no texto, seu nome deve ser substituído pela expressão "AUTOR" e o ano pela expressão "ANO". As referências bibliográficas seguem o mesmo procedimento, substituindo a referência pela expressão: "AUTOR (ANO). TÍTULO".

8. A identificação dos autores deverá constar somente na versão final dos trabalhos selecionados, juntamente com a afiliação institucional dos autores e o Orcid.

9. Os conceitos e afirmações contidas nos trabalhos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

10. Cada autor poderá publicar apenas um manuscrito por volume, independentemente da posição de autor ou coautor e cada trabalho poderá ter até 6 autores. Não será permitida a alteração de autoria ao longo do processo editorial.

11. A agência financiadora ou de fomento da pesquisa deve ser obrigatoriamente mencionada na seção agradecimentos, antes das referências, quando for o caso.

12. A contribuição de cada um dos autores dever ser obrigatoriamente declarada, de acordo com a Taxonomia de Funções do Colaborador (Contributor Roles Taxonomy - CRediT), a fim de especificar os papeis desempenhados pelos colaboradores da produção científica acadêmica.

Essas contribuições devem ser mencionadas no documento Suplementar - Declarações relacionadas à autoria. https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/libraryFiles/downloadPublic/10

13. Todas as pesquisas que envolvem seres humanos devem vir acompanhadas da aprovação do Comitê de Ética. O número de registro deve ser mencionado no documento ‘Declarações relacionadas à autoria’ e também no manuscrito submetido, constituindo o último parágrafo da seção Metodologia. Caso a pesquisa não tenha sido apreciada e aprovada pelo CEP, a pesquisa deve estar de acordo com os parâmetros éticos adotados pela revista HRJ que levam em
conta as normativas da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, com base na Resolução 466/12, Resolução 510/2016 e nos princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE). Nesse caso, é necessário que os autores incluam, no manuscrito, uma seção sobre ética na pesquisa, logo após a Seção Metodologia.

IMPORTANTE: Todo artigo que passou por apreciação ética, deverá conter no texto o NÚMERO DO PARECER CONSUBSTANCIADO DE APROVAÇÃO, além do número CAAE.

https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/libraryFiles/downloadPublic/10

https://conselho.saude.gov.br/images/Resolucao_674_2022.pdf

b) Organização e Formatação dos Trabalhos

Os autores devem formatar o trabalho de acordo com o template eletrônico disponível em Template HRJ https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/libraryFiles/downloadPublic/9) que já está configurado segundo as especificações que seguem:

1. Os originais devem estar no formato doc.

2. O corpo do texto deverá ser formatado em Times New Roman 12, em formato A4, justificado, 0pt antes, 0pt depois, com espaçamento duplo entre linhas, margens superior, esquerda, inferior e direita 2,5 cm, com recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo. Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente pelo sistema eletrônico da revista nos moldes do template, devem possuir no mínimo 12 e no máximo 20 laudas e o tamanho final do arquivo deve ser de até 2MB

3. Os artigos deverão ser organizados em: Título, Resumo/Palavras-chaves (e seus respectivos Abstract/ Keywords), introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusões, agradecimentos (se necessário) e referências

4. Logo após o título do trabalho, separado deste por um espaço, inserir os nomes dos autores, alinhados à direita, Times New Roman 10, em negrito. Os nomes devem ser completos e devem ser informadas, abaixo da primeira página, afiliações, ORCID e e-mail

5. Os títulos e subtítulos devem conter, no máximo, 20 palavras, incluindo artigos, preposições, conjunções etc.; devem ser concisos e apresentados respectivamente na língua adotada para apresentação do artigo, em português e inglês

6. O Resumo deve conter entre 100 a 250 palavras, escrito em parágrafo único, sem recuo, Times New Roman 12, justificado, com espaçamento entre linhas simples. Deve ressaltar o objetivo, método, resultados e as conclusões do trabalho. O texto do resumo deve ser escrito em terceira pessoa e ser livre de citações diretas ou indiretas, de símbolos, fórmulas etc, que não sejam absolutamente necessárias

7.As palavras-chave dos artigos em português (até cinco palavras que representam o conteúdo do artigo) deverão ser escolhidas no vocabulário controlado: DeCS/MeSH, através do link:
https://decs.bvsalud.org/

8. Deve ser seguido pelo título do manuscrito em inglês, em Times New Roman 12, centralizado. Seguido pelo Abstract e Keywords, em Times New Roman 12, justificado, com espaçamento entre linhas simples.

9. Para as keywords, pesquisar https://decsfinder.bvsalud.org/dmfs

10. As seções não são numeradas. Devem receber título apropriado, em Times New Roman 12, negrito.

11. Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico, incluindo et al.

12. As ilustrações (figuras, quadros, etc.) e tabelas devem ser identificadas na parte superior e a indicação da fonte deve ser feita na parte inferior. As ilustrações (figuras, quadros, etc.) e tabelas devem ser identificadas na parte superior e a indicação da fonte deve ser feita na parte inferior. Figuras, tabelas, quadros e gráficos devem incluir a respectiva legenda. Todas as ilustrações devem ser enviadas em seus arquivos originais (.jpeg, .png, .tiff) inseridos no interior do próprio texto, com resolução mínima de 300 dpi.

13. Toda fonte deve ser citada, mesmo que seja produção do(s) próprio(s) autor(es).

14. As referências devem apresentar apenas as obras e autores que foram citados no texto conforme as normas de Vancouver, em fonte Times New Roman 12, alinhadas à esquerda, com espaço entre linhas duplo e um “enter” separando cada referência. Não utilizar travessão, deve-se repetir o nome do autor.

Processo de Avaliação por Pares

  1. Submissão do manuscrito: O autor submete o manuscrito através do sistema de submissão online do periódico. Nessa etapa, os autores geralmente devem fornecer informações sobre a autoria, declarações de conflitos de interesse e concordar com as políticas do periódico.

  2. Triagem inicial pelo editor: O editor-chefe ou o editor associado do periódico faz uma triagem inicial do manuscrito para avaliar se ele está em conformidade com as diretrizes do periódico, se o tema é relevante e se o conteúdo está dentro do escopo da revista.

  3. Revisão por pares: Uma vez que o manuscrito seja considerado adequado para avaliação, ele é encaminhado para revisão por pares. O número de revisores pode variar, geralmente são dois ou mais especialistas no campo de estudo do artigo.

  4. Revisão por pares cega (blind peer review): Na revisão por pares cega, os revisores não têm conhecimento da identidade dos autores e vice-versa. Isso é feito para garantir uma avaliação imparcial do conteúdo do manuscrito.

  5. Avaliação dos revisores: Os revisores avaliam o manuscrito com base em sua qualidade científica, originalidade, metodologia, análise de dados, relevância, clareza e contribuição para o campo de estudo. Eles podem sugerir modificações, fazer perguntas adicionais ou recomendar a aceitação ou rejeição do manuscrito.

  6. Decisão editorial: Com base nas avaliações dos revisores, o editor-chefe ou o editor associado toma uma decisão editorial. As possíveis decisões incluem:

    • Aceitação: O manuscrito é aceito para publicação sem a necessidade de modificações significativas.
    • Revisão com modificações: O manuscrito pode ser aceito, mas com a condição de que os autores façam alterações sugeridas pelos revisores.
    • Revisão maior: O manuscrito tem potencial, mas requer modificações e/ou análise adicional antes de ser considerado para publicação.
    • Rejeição: O manuscrito não atende aos critérios do periódico e não é aceito para publicação.
  7. Comunicação com os autores: Os autores recebem o resultado da avaliação por e-mail e, em caso de revisões necessárias, são solicitados a enviar a versão revisada do manuscrito.

  8. Publicação: Após a revisão e modificações finais, o manuscrito é aceito para publicação e pode ser incluído em uma edição futura do periódico.

É importante destacar que o processo de revisão por pares pode levar algum tempo, variando de algumas semanas a vários meses, dependendo da complexidade da pesquisa, do número de revisores envolvidos e da eficiência do processo editorial do periódico. O tempo médio entre a submissão e de decisão final quanto à publicação é de 6 meses e o tempo médio entre as datas de submissão e publicação do manuscrito é de 12 meses (em média 52 semanas).

A revisão por pares é um aspecto fundamental do processo de publicação científica, pois garante a qualidade e a confiabilidade dos artigos publicados, ajudando a manter a integridade e o avanço da pesquisa acadêmica.

Ao serem publicados os artigos recebem um DOI - Digital Object Identifier.

A revista também se declara aberta quanto à participação de avaliadores alheios à instituição editora da revista.

Estrutura dos artigos

Todos os artigos devem incluir os seguintes elementos:

1. Título: Informativo, claro e não deve conter mais de 20 palavras. Deve ser apresentado em português e inglês.

2. Resumo: Informações básicas do artigo, justificativa do artigo e seus objetivos, metodologia utilizada, resultados mais significativos e conclusões mais relevantes, contendo no máximo 250 palavras. Deve ser apresentado em português e inglês.

3. Palavras-chave: Inserir até cinco palavras-chave que devem ser incluídas em português e inglês. Para a seleção dessas palavras-chave, deve ser usado o DeCS/MeSH https://decs.bvsalud.org/

4. Introdução: Apresentar a contextualização, a justificativa e o objetivo do conteúdo do artigo, a partir de uma revisão bibliográfica atualizada sobre o assunto (Estado da Arte).

5. Metodologia: Deve descrever o desenvolvimento da pesquisa, a abordagem metodológica, a amostra, as fases da pesquisa, o local em que foi desenvolvida, os instrumentos utilizados para a coleta de dados e as técnicas de análise de dados utilizadas (quantitativa ou qualitativa).

6. Resultados e Discussão: Deve apresentar informações a partir da análise das evidências encontradas. Tabelas, gráficos ou figuras devem ser mencionados no texto e devem apresentar os resultados mais significativos.

7. Conclusões: É a parte final do artigo, na qual se apresentam as considerações correspondentes aos objetivos e/ou hipóteses. O problema de pesquisa deve ser retomado para que seja respondido e os principais resultados devem ser sintetizados. As discussões mais importantes devem ser salientadas, trazendo as contribuições do estudo para a área do Ensino, a fim de ampliar o conhecimento já produzido. Informe as limitações da sua pesquisa e possíveis sugestões de estudos futuros.

8. Agradecimentos: Inserir esta seção, se necessária. Para manuscritos que receberam financiamento ou fomento de agências/instituições, devem ser obrigatoriamente mencionado.

9. Referências: As referências devem apresentar apenas as obras e autores que foram citados no texto, conforme as normas de Vancouver, em fonte Times New Roman 12, alinhadas à esquerda, com espaço entre linhas duplo e um “enter” separando cada referência. Não esquecer que as referências precisam ser inseridas desta maneira no sistema da revista, durante a submissão do artigo. Recomenda-se a utilização de referencial teórico atualizado, pelo menos 50% das referências devem ser dos últimos 5 anos.

10. A HRJ solicita que os dados de pesquisa sejam citados e referenciados. Ao citar dados de pesquisa nos artigos, é essencial fornecer informações adequadas para que os leitores possam localizar e verificar os dados, seguindo o guia abaixo:

Autor(es) do conjunto de dados. Título do conjunto de dados [formato do arquivo]. Nome do Repositório. URL do conjunto de dados. Data de acesso.

Exemplo: Smith J. Climate research data [CSV file]. Climate Data Repository. https://www.datarepository.com/climate-data. Acesso em 1º de julho de 2023.

Conjunto de dados obtido em uma publicação:

Autor(es) do conjunto de dados. Título do conjunto de dados. Nome da publicação. Ano; Volume(Número): páginas. URL (se disponível).

Exemplo: Johnson A. Aging population research data. Journal of Gerontology. 2019;25(3):45-62. https://doi.org/10.xxxx/jgeront.2019.003.

Conjunto de dados obtido em uma dissertação ou tese:

Autor(es) do conjunto de dados. Título do conjunto de dados [dissertação/tese]. Nome da instituição; Ano.

Exemplo: Brown L. Online learning research data [tese]. Universidade XYZ; 2020.

Conjunto de dados obtido em uma apresentação de conferência:

Autor(es) do conjunto de dados. Título do conjunto de dados. Apresentado na: Nome da conferência; Local da conferência; Data da conferência.

Exemplo: Davis R. Artificial intelligence research data. Apresentado na: International AI Conference; San Francisco, CA; 10-12 de março de 2022.

11. RELATO DE CASO

CAREchecklist.pdf:

https://drive.google.com/file/d/1ZptBRTXr8jRXOttrKhVfKOijD9f8av6C/view?usp=sharing

12. REVISÕES SISTEMÁTICAS

PROSPERO: Registro Internacional Prospectivo de Revisões Sistemáticas é uma iniciativa destinada a aumentar a transparência e a qualidade das revisões sistemáticas na literatura científica. Esse registro tem como objetivo evitar a duplicação de esforços, minimizar vieses de publicação e aumentar a visibilidade e acessibilidade de revisões sistemáticas em andamento ou concluídas.

É uma base de dados on-line mantida pelo Centro Nacional para Revisões e Desenvolvimento (National Institute for Health Research - NIHR) do Reino Unido.

Os pesquisadores e revisores de revisões sistemáticas podem registrar seus protocolos no PROSPERO antes de iniciar o trabalho de revisão. O registro inclui informações sobre o objetivo da revisão, métodos de busca, critérios de inclusão e exclusão, análises planejadas e outras informações relevantes. Isso permite que outros pesquisadores saibam sobre o trabalho em andamento e evita duplicações.

Os benefícios do registro internacional prospectivo de revisões sistemáticas incluem:

  1. Transparência: O registro permite que os pesquisadores revelem claramente suas intenções de conduzir uma revisão sistemática e detalhem seus métodos antes de iniciar o trabalho.

  2. Prevenção de duplicações: Ao verificar os protocolos registrados, os pesquisadores podem identificar revisões sistemáticas semelhantes em andamento, evitando a duplicação desnecessária de esforços.

  3. Melhoria da qualidade: O registro incentiva a padronização dos métodos de revisão sistemática e promove a adesão a diretrizes metodológicas reconhecidas.

  4. Acessibilidade: As revisões sistemáticas registradas ficam disponíveis publicamente, o que aumenta a acessibilidade e a visibilidade desses estudos para outros pesquisadores e profissionais de saúde.

  5. Combate ao viés de publicação: O registro prospectivo aumenta a probabilidade de que todas as revisões sistemáticas, independentemente dos resultados, sejam divulgadas e publicadas, reduzindo o viés de publicação.

https://www.crd.york.ac.uk/PROSPERO/

PRISMA 2020:

https://prisma-statement.org/documents/PRISMA%202020%20checklist%20EUROPEAN%20PORTUGUESE.pdf

13. ENSAIOS CLÍNICOS

A exigência de registro de ensaios clínicos nos Provedores de Dados da Plataforma Internacional de Registro de Ensaios Clínicos da OMS (ICTRP) e no ReBEC (Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos) é uma prática adotada para promover a transparência e a responsabilidade na condução e divulgação de ensaios clínicos.

Plataforma Internacional de Registro de Ensaios Clínicos da OMS (ICTRP): https://www.who.int/clinical-trials-registry-platform

A Plataforma Internacional de Registro de Ensaios Clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma iniciativa que visa reunir informações sobre ensaios clínicos em andamento e concluídos em todo o mundo. A plataforma inclui vários Provedores de Dados, onde os responsáveis pelos ensaios clínicos devem registrar informações detalhadas sobre o estudo antes do início do recrutamento de participantes.

A exigência de registro de ensaios clínicos na ICTRP é baseada nos princípios da Declaração de Helsinki, que destaca a importância do registro público de todos os ensaios clínicos como uma responsabilidade ética dos pesquisadores. O registro prévio dos ensaios clínicos ajuda a prevenir a omissão de resultados, a duplicação de estudos e a minimização de viés de publicação, aumentando a transparência e a acessibilidade dos resultados de pesquisas clínicas.

ReBEC (Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos):

https://ensaiosclinicos.gov.br/

O ReBEC é o Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos, coordenado pela Rede Brasileira de Informações sobre Ensaios Clínicos (REBEC). Ele é vinculado ao ICTRP e tem como objetivo registrar todos os ensaios clínicos realizados no Brasil.

Assim como na ICTRP, a exigência de registro no ReBEC é parte dos esforços para promover a integridade na pesquisa clínica e garantir que os ensaios sejam devidamente documentados e acessíveis ao público. Além disso, o registro no ReBEC ajuda a facilitar a identificação e o acompanhamento de ensaios clínicos realizados no Brasil, permitindo que pesquisadores, profissionais de saúde e o público em geral possam ter acesso a informações relevantes sobre pesquisas em andamento e seus resultados.

c) Declaração de conflito de interesses

A HRJ requer que todos os autores envolvidos na submissão de artigos forneçam uma declaração formal de conflitos de interesse. O objetivo dessa declaração é garantir a transparência e a integridade do processo editorial, assegurando que qualquer possível conflito de interesse seja devidamente relatado.

Um conflito de interesse pode surgir quando os autores têm interesses financeiros, pessoais, profissionais ou outros que possam influenciar a condução, interpretação ou divulgação dos resultados da pesquisa de forma a favorecer interesses particulares em detrimento da objetividade e imparcialidade científica.

Modelo:

Reitero (amos) que estou (amos) comprometido(s) em conduzir esta pesquisa de forma objetiva e imparcial, garantindo a integridade dos dados e resultados apresentados. Estou (amos) pronto(s) para fornecer esclarecimentos adicionais, se necessário.

Assinatura(s) do(s) Autor(es):

[Nome do Autor 1] [Data]

[Nome do Autor 2] [Data]

[Nome do Autor 3] [Data]

Caso não haja nenhum conflito de interesse a ser declarado, os autores devem afirmar explicitamente que "Não há conflitos de interesse a serem declarados".

Exemplos de conflitos de interesse:

  1. Interesses financeiros: Posse de ações em empresas relacionadas ao tema do estudo; financiamento de pesquisa por empresas que possam se beneficiar dos resultados do estudo.

  2. Relações pessoais: Ligações familiares ou de amizade com pessoas ou organizações relacionadas ao trabalho.

  3. Envolvimento em consultorias ou parcerias com empresas ou organizações com interesses relacionados à pesquisa.

  4. Filiações institucionais que possam levar a conflitos de interesse, como relações de subordinação ou rivalidade.

A declaração de conflitos de interesse é uma obrigação ética dos autores e ajuda a garantir a confiança na integridade e na objetividade dos resultados apresentados. 

A HRJ está empenhada em respeitar as melhores práticas editoriais e científicas, e conta com a colaboração dos autores para cumprir esse requisito essencial para a publicação de trabalhos de qualidade e relevância.

d) Instruções sobre o depósito de dados de pesquisa em repositórios de dados abertos em acesso aberto

  1. Autoria e Atribuição:

    • Ao depositar dados em um repositório, é importante que os autores sejam claramente identificados, incluindo seus nomes e afiliações.
    • Os autores devem fornecer informações sobre a contribuição de cada indivíduo para a coleta e análise dos dados (Taxonomia de Funções do Colaborador (Contributor Roles Taxonomy - CRediT)
    • Se os dados foram coletados por múltiplos autores, é recomendável estabelecer uma ordem de autoria que reflita suas contribuições.
  2. Licenças e Termos de Uso:

  3. Citação dos Dados:

    • Os autores devem fornecer informações claras sobre como os dados devem ser citados por outros pesquisadores, através do fornecimento de um identificador de objeto digital (DOI) ou uma URL permanente para os dados.
  4. Metadados e Documentação:

    • Os autores devem fornecer metadados detalhados que descrevam os dados, sua origem, metodologia de coleta e estrutura do conjunto de dados.
    • A documentação é importante para garantir a compreensão adequada e o uso correto dos dados por outros pesquisadores.
  5. Preservação de Dados:

    • A revista tem habilitadas as opções de arquivamento (LOCKSS e CLOCKSS)
  6. Referenciamento na Publicação:

    • Ao publicar um artigo relacionado aos dados depositados, os autores devem fazer referência ao conjunto de dados correspondente no repositório.
    • Isso permite que outros pesquisadores identifiquem e acessem os dados associados ao artigo.

e) Diretrizes e guias internacionais para apresentação de resultados de pesquisas para cada tipo de estudo, de acordo com a recomendação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da rede EQUATOR (Enhancing the Quality and Transparency Of Health Research)

  1. Estudos Observacionais:

    • Para estudos observacionais, a EQUATOR recomenda o uso das diretrizes STROBE (Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology), que fornecem orientações para a apresentação de resultados em estudos de coorte, caso-controle e transversais.
    • As diretrizes STROBE abordam itens essenciais a serem relatados em artigos de pesquisa, como objetivos do estudo, métodos, população de estudo, variáveis ​​analisadas, análise estatística e interpretação dos resultados.
  2. Ensaios Clínicos:

    • Para ensaios clínicos, a EQUATOR sugere a utilização das diretrizes CONSORT (Consolidated Standards of Reporting Trials), que estabelecem um conjunto de itens para a apresentação de ensaios clínicos randomizados.
    • As diretrizes CONSORT abordam aspectos como desenho do estudo, alocação e mascaramento dos grupos, análise estatística, fluxo de participantes, adesão ao tratamento e análise dos resultados.
  3. Revisões Sistemáticas e Meta-análises:

    • Para revisões sistemáticas e meta-análises, a EQUATOR recomenda as diretrizes PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses).
    • As diretrizes PRISMA orientam sobre a estrutura e o conteúdo dos relatórios de revisões sistemáticas, incluindo informações sobre estratégias de busca, seleção de estudos, avaliação de qualidade dos estudos incluídos e análise dos resultados.
  4. Estudos Qualitativos:

    • Para estudos qualitativos, a EQUATOR sugere o uso das diretrizes COREQ (Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research).
    • As diretrizes COREQ abordam itens relevantes para a apresentação de estudos qualitativos, como descrição dos participantes, contexto da pesquisa, métodos de coleta e análise de dados e interpretação dos resultados.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.