Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista

Diretrizes para Autores

Submissões e Diretrizes para Autores

Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Preenchimento integral dos metadados solicitados na página de submissão online do artigo, incluindo todos os autores (autor e coautores)
  • A contribuição deve ser original e não deve estar sendo avaliada para publicação por outra revista
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice
  • Os autores consultados estão devidamente citados e as URLs para as referências foram informadas
  • As figuras e as tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos/apêndices
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores e no Template HRJ https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/libraryFiles/downloadPublic/9)
  • A identificação de autoria do manuscrito foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Inserção do registro do Orcid do autor e coautor, quando da submissão de texto (número que fornece um identificador único voltado para a área acadêmica e de pesquisa). O registro é gratuito e pode ser realizado no site: http://orcid.org/.
  • Respeito às normas de ética de pesquisa com seres humanos conforme normas em vigor.


Diretrizes para Autores

Normas para submissão de trabalhos a serem publicados na Revista Health Residencies Journal

a) Instruções aos autores

1. A Revista HRJ publica artigos originais que não estejam sendo avaliados por outras revistas

2. O artigo deve fazer referência a conteúdos científicos relevantes e estar vinculado a uma das linhas temáticas da revista: saúde e educação, multidisciplinar

3. No ato da submissão do manuscrito, os autores também devem enviar como Documento Suplementar um arquivo denominado - Declarações relacionadas à autoria - escaneado e devidamente assinado por todos os autores do trabalho.

4. Todos os autores devem possuir cadastro no http://orcid.org/.

5. Os autores devem preencher e informar todos os metadados na plataforma da revista, como formação, escolaridade, instituição, contatos, etc.

6. Os manuscritos devem ser submetidos exclusivamente pelo sistema eletrônico da Revista.

7. O texto enviado para a avaliação por pares não deve conter o(s) nome(s) do(s) autor(es). Caso um dos autores do artigo seja citado no texto, seu nome deve ser substituído pela expressão "AUTOR" e o ano pela expressão "ANO". As referências bibliográficas seguem o mesmo procedimento, substituindo a referência pela expressão: "AUTOR (ANO). TÍTULO".

8. A identificação dos autores deverá constar somente na versão final dos trabalhos selecionados, juntamente com a afiliação institucional dos autores e o Orcid.

9. Os conceitos e afirmações contidas nos trabalhos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

10. Cada autor poderá publicar apenas um manuscrito por volume, independentemente da posição de autor ou coautor e cada trabalho poderá ter até 6 autores. Não será permitida a alteração de autoria ao longo do processo editorial.

11. A agência financiadora ou de fomento da pesquisa deve ser obrigatoriamente mencionada na seção agradecimentos, antes das referências, quando for o caso.

12. A contribuição de cada um dos autores dever ser obrigatoriamente declarada, de acordo com a Taxonomia de Funções do Colaborador (Contributor Roles Taxonomy - CRediT), a fim de especificar os papeis desempenhados pelos colaboradores da produção científica acadêmica - Papeis dos autores. Essas contribuições devem ser mencionadas no documento Suplementar - Declarações relacionadas à autoria. https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/libraryFiles/downloadPublic/10

13. Todas as pesquisas que envolvem seres humanos devem vir acompanhadas da aprovação do Comitê de Ética. O número de registro deve ser mencionado no documento ‘Declarações relacionadas à autoria’ e também no manuscrito submetido, constituindo o último parágrafo da seção Metodologia. Caso a pesquisa não tenha sido apreciada e aprovada em CEP, a pesquisa deve estar de acordo com os parâmetros éticos adotados pela revista HRJ que levam em
conta as normativas da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, com base na Resolução 466/12, Resolução 510/2016 e nos princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE). Nesse caso, é necessário que os autores incluam, no manuscrito, uma seção sobre ética na pesquisa, logo após a Seção Metodologia. https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/libraryFiles/downloadPublic/10

b) Organização e Formatação dos Trabalhos

Os autores devem formatar o trabalho de acordo com o template eletrônico disponível em Template HRJ https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/libraryFiles/downloadPublic/9) que já está configurado segundo as especificações que seguem:

1. Os originais devem estar no formato doc.

2. O corpo do texto deverá ser formatado em Times New Roman 12, em formato A4, justificado, 0pt antes, 0pt depois, com espaçamento duplo entre linhas, margens superior, esquerda, inferior e direita 2,5 cm, com recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo. Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente pelo sistema eletrônico da revista nos moldes do template, devem possuir no mínimo 12 e no máximo 20 laudas e o tamanho final do arquivo deve ser de até 2MB

3. Os artigos deverão ser organizados em: Título, Resumo/Palavras-chaves (e seus respectivos Abstract/ Keywords), introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusões, agradecimentos (se necessário) e referências

4. Logo após o título do trabalho, separado deste por um espaço, inserir os nomes dos autores, alinhados à direita, Times New Roman 10, em negrito. Os nomes devem ser completos e devem ser informadas, abaixo da primeira página, afiliações, ORCID e e-mail

5. Os títulos e subtítulos devem conter, no máximo, 20 palavras, incluindo artigos, preposições, conjunções etc.; devem ser concisos e apresentados respectivamente na língua adotada para apresentação do artigo, em português e inglês

6. O Resumo deve conter entre 100 a 250 palavras, escrito em parágrafo único, sem recuo, Times New Roman 12, justificado, com espaçamento entre linhas simples. Deve ressaltar o objetivo, método, resultados e as conclusões do trabalho. O texto do resumo deve ser escrito em terceira pessoa e ser livre de citações diretas ou indiretas, de símbolos, fórmulas etc, que não sejam absolutamente necessárias

7.As palavras-chave dos artigos em português (até cinco palavras que representam o conteúdo do artigo) deverão ser escolhidas no vocabulário controlado: DeCS/MeSH, através do link:
https://decsfinder.bvsalud.org/dmfs

8. Deve ser seguido pelo título do manuscrito em inglês, em Times New Roman 12, centralizado. Seguido pelo Abstract e Keywords, em Times New Roman 12, justificado, com espaçamento entre linhas simples.

9. Para as keywords, pesquisar https://decsfinder.bvsalud.org/dmfs

10. As seções não são numeradas. Devem receber título apropriado, em Times New Roman 12, negrito.

11. Palavras estrangeiras devem ser grafas em itálico, incluindo et al

12. As ilustrações (figuras, quadros, etc.) e tabelas devem ser identificadas na parte superior e a indicação da fonte deve ser feita na parte inferior. As ilustrações (figuras, quadros, etc.) e tabelas devem ser identificadas na parte superior e a indicação da fonte deve ser feita na parte inferior. Figuras, tabelas, quadros e gráficos devem incluir a respectiva legenda. Todas as ilustrações devem ser enviadas em seus arquivos originais (.jpeg, .png, .tiff) inseridos no interior do próprio texto, com resolução mínima de 300 dpi

13. Toda fonte deve ser citada, mesmo que seja produção do(s) próprio(s) autor(es)

14. As referências devem apresentar apenas as obras e autores que foram citados no texto conforme as normas de Vancouver, em fonte Times New Roman 12, alinhadas à esquerda, com espaço entre linhas duplo e um “enter” separando cada referência. Não utilizar travessão, deve-se repetir o nome do autor


Estrutura dos artigos

Todos os artigos devem incluir os seguintes elementos:

1. Título: informativo, claro e não deve conter mais de 20 palavras. Deve ser apresentado em português e inglês

2. Resumo: resuma as informações básicas do artigo, a justificativa do artigo e seus objetivos, a metodologia utilizada, os resultados mais significativos e as conclusões mais relevantes, contendo no máximo 250 palavras. Deve ser apresentado em português e inglês

3. Palavras-chave: Inserir pelo menos cinco palavras-chave que devem ser incluídas em português e inglês. Para a seleção dessas palavras-chave, deve ser usado o DeCS/MeSH https://decsfinder.bvsalud.org/dmfs

4. Introdução: Apresentar a contextualização, a justificativa e o objetivo do conteúdo do artigo, a partir de uma revisão bibliográfica atualizada sobre o assunto (Estado da Arte).

5. Metodologia: Deve descrever o desenvolvimento da pesquisa, a abordagem metodológica, a amostra, as fases da pesquisa, o local em que foi desenvolvida, os instrumentos utilizados para a coleta de dados e as técnicas de análise de dados utilizadas (quantitativa ou qualitativa).

6. Resultados e Discussão: Deve apresentar informações a partir da análise das evidências encontradas. Tabelas, gráficos ou figuras devem ser mencionados no texto e devem apresentar os resultados mais significativos.

7. Conclusões: É a parte final do artigo, na qual se apresentam as considerações correspondentes aos objetivos e/ou hipóteses. O problema de pesquisa deve ser retomado para que seja respondido e os principais resultados devem ser sintetizados. As discussões mais importantes devem ser salientadas, trazendo as contribuições do estudo para a área do Ensino, a fim de ampliar o conhecimento já produzido. Informe as limitações da sua pesquisa e possíveis sugestões de estudos futuros.

8. Agradecimentos: Inserir esta seção se necessário. Para manuscritos que receberam financiamento ou fomento de agências/instituições, deve ser obrigatoriamente mencionado.

9. Referências: As referências devem apresentar apenas as obras e autores que foram citados no texto, conforme as normas de Vancouver, em fonte Times New Roman 12, alinhadas à esquerda, com espaço entre linhas duplo e um “enter” separando cada referência. Não esquecer que as referências precisam ser inseridas desta maneira no sistema da revista, durante a submissão do artigo. Recomenda-se a utilização de referencial teórico atualizado, pelo menos 50% das referências devem ser dos últimos 5 anos.

10. CAREchecklist.pdf RELATO DE CASO:

https://drive.google.com/file/d/1ZptBRTXr8jRXOttrKhVfKOijD9f8av6C/view?usp=sharing

 


Taxas para Submissão e Publicação

A Revista HRJ não possui taxas de processamento de artigos, portanto, não cobra quaisquer taxas pelos trabalhos submetidos nem cobranças pelo processo de publicação (revisão, diagramação e publicação). Por se tratar de um periódico de acesso livre, não é cobrada, também, qualquer taxa para acesso ou download.


Política de ética editorial

A Revista HRJ possui compromisso com os trâmites éticos relacionados ao processo de avaliação e publicação dos artigos . As decisões e procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:
- Resolução CNS nº 466/2012 (BRASIL, 2013) - Ética na Pesquisa com seres humanos;
- Resolução CNS nº 510/2016 (BRASIL, 2016) - Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais;
- Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE), disponível em: http://www.publicationethics.org/).
Os autores que submeteram suas pesquisas a um Comitê de Ética (Sistema CEP/Conep ou outro sistema), devem mencionar no corpo do manuscrito (por exemplo, em nota de rodapé).


Processo Editorial

a) Avaliação
Pré-análise: o Editor avalia os manuscritos com base na qualidade e adequação ao escopo e linhas temáticas da HRJ e o encaminha para a avaliação duplo-cega por pares.
Análise por pares: se selecionado na pré-análise, o manuscrito é encaminhado a um dos Editores de Seção cadastrados no sistema segundo a respectiva área de especialização. O Editor de Seção seleciona os revisores (dois) de acordo com a área de especialização e envia o manuscrito para avaliação. Caso o Editor de Seção considere que os pareceres recebidos são insuficientes para uma conclusão, deverá indicar outro(s) revisor(es). Com base nos pareceres, o Editor de Seção decide por: rejeitar, no caso de o manuscrito ter deficiências importantes; aceitar; ou aceitar mediante correções, devendo neste caso indicar nos seus comentários as modificações importantes para eventual reformulação, que será reavaliada.

b) Revisão da redação científica
Para ser publicado, o manuscrito aprovado é editado por uma equipe que fará a revisão da redação científica (clareza, brevidade, objetividade e solidez), gramatical e de estilo. A HRJ se reserva o direito de fazer alterações visando uma perfeita comunicação aos leitores. O autor responsável terá acesso a todas as modificações sugeridas até a última prova enviada.

c) Provas
O autor responsável pela correspondência receberá uma prova, em arquivo de texto (doc, docx ou rtf), com as observações e alterações feitas pela equipe de leitura técnica. O prazo para a revisão da prova é de dois dias. Caso ainda haja dúvidas nessa prova, a equipe editorial entrará em contato para que seja feita a revisão, até que seja alcançada uma versão final do texto.
O tempo médio entre a submissão e de decisão final quanto à publicação é de 6 meses e o tempo médio entre as datas de submissão e publicação do manuscrito é de 12 meses.
Ao serem publicados os artigos recebem um DOI - Digital Object Identifier.

Declaração de Direito Autoral

Qualquer trabalho desta revista pode ser reproduzido, por qualquer meio, desde que citada a fonte. Sendo que a reprodução, por qualquer meio, seja total ou parcial, sem citada a fonte constitui violação da Lei nº 9.610/1998. 
Autores que publicam nesta revista mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, simultaneamente sob a Licença CC-BY-NC-SA 4.0, que permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista HRJ.
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/

 

Autores que publicam na Revista HRJ concordam com os seguintes termos:

1. Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos.

2. O texto deve ser inédito, original e não estar sendo submetido à avaliação em outro periódico nacional ou estrangeiro.

3. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.

4. Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.

 

 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.