Programa saúde na escola e a ação sobre o luto em tempos de COVID-19

Autores

  • Bárbara de Andrade Vaz Parente ESCS/FEPECS
  • Aline Fernanda de Sa Reis Barbosa ESCS/FEPECS
  • Lucas Brito de Lima UNB

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v3i16.591

Palavras-chave:

Adolescentes, Atenção Primária à Saúde, Luto, Pandemia, Programa Saúde na Escola

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência sobre a ação do Programa Saúde na Escola acerca do luto no contexto de pandemia de COVID-19, abordando aspectos relativos ao cuidado e à promoção da saúde mental na comunidade escolar, com enfoque nos estudantes adolescentes, destacando a atuação da Atenção Primária à Saúde no planejamento e execução da ação solicitada por um Centro de Ensino Médio localizado em Brasília-DF. Método: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, referente à ação realizada remotamente durante os meses de outubro e novembro de 2021, por meio de uma roda de conversa com professores da escola. Resultados: Foram identificados desafios na realização e continuidade da ação, além da baixa participação dos professores, impactando a efetividade e limitando o alcance. Conclusão: Constatou-se a importância de fortalecer estratégias conjuntas de educação em saúde para enfrentar o luto e garantir a atenção integral a esta população.

Downloads

Publicado

2022-07-12

Como Citar

de Andrade Vaz Parente, B. ., Fernanda de Sa Reis Barbosa, A., & Brito de Lima, L. (2022). Programa saúde na escola e a ação sobre o luto em tempos de COVID-19. Health Residencies Journal - HRJ, 3(16), 220–244. https://doi.org/10.51723/hrj.v3i16.591