v. 1 n. 5 (2020): Trabalho Interprofissional em Saúde

					Visualizar v. 1 n. 5 (2020): Trabalho Interprofissional em Saúde

Editorial

 

No Brasil, existem experiências bem-sucedidas de Educação Interprofissional em regiões isoladas: Brasília, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul; iniciadas na década de 1990. Apesar dos estímulos internacionais e governamentais para a educação em saúde interprofissional desde a década de 1960, tal prática ainda não foi estabelecida e precisa deixar de constituir experiências educacionais isoladas, verificadas apenas em Programas de Educação pelo Trabalho (PET Saúde), na graduação e programas de residência, para recuperar a prática de todas as áreas de concentração das ciências da saúde.

Poucas políticas de saúde estimulam a formação de profissionais capazes de praticar o interprofissionalismo. No entanto, quando os estudantes chegam ao mercado de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) como profissionais, tal competência é requerida durante sua atuação, tanto em caráter assistencial, como preventivo.

Durante a pandemia mundial por coronavírus, observamos que profissionais de diversas categorias têm realizado estudos científicos na busca por vacinas, tratamentos eficazes, também devendo ser enaltecidos aqueles que estão mesmo inseguros, na linha de frente assistencial à população do Sistema Único de Saúde. A falta de implementação de práticas colaborativas e da Interprofissionalidade na Graduação expuseram as falhas do ensino na área da saúde, porém durante a pandemia causadora da SARS-COV-2, tem-se observado que o trabalho em equipe tem sustentado emocionalmente vários profissionais que estão no combate ao coronavírus.

Nestas e em outras edições da HRJ (Health Residencies Journal) serão apresentadas experiências exitosas e boas práticas adotadas por Programas de Residência de todo o Brasil na organização dos serviços de saúde em Equipes de referência e em Rede, como forma de estimular e aumentar a colaboração entre disciplinas e profissões, visando à integralidade do cuidado em saúde, em todas as situações epidemiológicas.

 

 

Demétrio Gonçalves Gomes

 

 

Vanessa Campos

 

Publicado: 2020-06-05

Artigos de Temas Livres

Artigos Temáticos

Artigos de Revisão