Estratégia de promoção ao desenvolvimento de linguagem infantil através do Arco de Maguerez: relato de experiência

Autores

  • Bruna de Sousa Santos FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE/ ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
  • Tatiany Cristine Silva

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v3i15.396

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde; Arco de Maguerez; Desenvolvimento Infantil; Educação em Saúde

Resumo

O desenvolvimento de linguagem é um processo complexo e multifatorial que tem sua fase crítica no período pré-escolar, no qual os adultos atuam enquanto mediadores para a comunicação. Sendo assim, é essencial o conhecimento acerca do desenvolvimento típico de linguagem e os sinais de possíveis alterações neste período, além de maneiras de estimular as habilidades comunicativas. Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de uma fonoaudióloga residente acerca da elaboração e implementação de uma estratégia de promoção ao desenvolvimento de linguagem infantil no âmbito da atenção primária à saúde (APS). A condução do trabalho se deu através da problematização pelo método do Arco de Maguerez, seguindo as seguintes etapas: observação da realidade, levantamento dos pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação da ação na realidade. Como produto foi elaborado um folder contendo informações sobre o desenvolvimento típico de linguagem, sinais de alteração e  orientações de estimulação de linguagem infantil com enfoque nos pais/responsáveis e profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) na qual se conduziu a intervenção. Nesta situação, a utilização do  método do Arco de Maguerez mostrou-se bem-sucedida para atenuar os problemas observados na realidade. 

Downloads

Publicado

2022-03-08

Como Citar

de Sousa Santos, B., & Silva, T. C. (2022). Estratégia de promoção ao desenvolvimento de linguagem infantil através do Arco de Maguerez: relato de experiência . Health Residencies Journal - HRJ, 3(15), 506–518. https://doi.org/10.51723/hrj.v3i15.396