v. 2 n. 11 (2021): Cuidados Paliativos: desafios e oportunidades

					Visualizar v. 2 n. 11 (2021): Cuidados Paliativos: desafios e oportunidades

Por muito tempo algumas sociedades, em especial a brasileira, evitaram discutir temas associados à morte, à tomada de decisão terapêutica, aos conflitos bioéticos e, principalmente, ao sofrimento.

A pandemia da COVID-19 pegou o mundo de surpresa. Trouxe à sociedade, especialmente aos profissionais de saúde, uma mudança cultural, uma mudança no modo de CUIDAR.

A pandemia mostrou nossas fragilidades nos momentos em que cuidamos de pacientes com doenças que podem levar à morte, no desafio das comunicações difíceis e na difícil arte de tomar decisões em saúde, todas intensificadas pelo isolamento social.

Segundo a OMS, o cuidado paliativo é a abordagem que visa a promoção da qualidade de vida de pacientes e seus familiares, através da avaliação precoce e controle de sintomas físicos, sociais, emocionais, espirituais desagradáveis, no contexto de doenças que ameaçam a continuidade da vida. A assistência é realizada por uma equipe multiprofissional durante o período do diagnóstico, adoecimento, finitude e luto.

Percebe-se que as equipes de Cuidados Paliativos trabalham diariamente com os desafios impostos pela pandemia e possuem habilidades e competências para cuidar deste sofrimento que sempre existiu aos pacientes (e seus familiares) com câncer avançado, doenças cardíacas, demências, HIV e diversas outras que repercutem de maneira negativa na vida destes pacientes.

Infelizmente, com o sofrimento global, percebemos que a pandemia da COVID-19 tem sido um desafio, e também uma oportunidade para que os países incorporem os Cuidados Paliativos no sistema de saúde de maneira ampla. 

Precisamos rediscutir políticas de saúde e para estas, é necessário maior visibilidade da importância dos cuidados paliativos e a evidência científica desta prática.

É gratificante saber que esta revista traz artigos sobre os Cuidados Paliativos e espero que possamos recebê-los como grande legado destes tempos. 

 

 

 

Alexandra Mendes Barreto Arantes

Supervisora do Programa de Residência em Medicina Paliativa em rede (ESCS)

Publicado: 2021-05-13

Relato de caso

Artigos de Temas Livres

Artigos de Revisão