Boletim informativo para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Autores

  • Milena Santana ESCS/FEPECS
  • Julia Rippel ESCS/FEPECS
  • Renata Fortes ESCS/FEPECS

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v1i6.91

Palavras-chave:

Neoplasias da mama, Autoexame, Prevenção de Doenças, Diagnóstico

Resumo

INTRODUÇÃO: O câncer de mama é uma doença multifatorial que se apresenta em grande incidência entre as mulheres brasileiras. A idade é um dos principais fatores de risco, além do uso abusivo de álcool, uso de contraceptivos e histórico de câncer na família.  O autoexame da mama também é utilizado como uma forma de prevenção e diagnóstico precoce. A detecção precoce do câncer de mama é importante para reduzir as taxas de mortalidade. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi elaborar um boletim informativo para a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer por meio do autoexame das mamas. MÉTODO: O boletim informativo foi realizado a partir de três etapas: revisão narrativa da literatura, análise do conteúdo e produção prática do boletim. RESULTADO: Produção do boletim informativo, contendo os principais achados da literatura: definição, aspectos epidemiológicos, fatores de risco, prevenção, autoexame da mama, sinais e sintomas, e diagnóstico. CONCLUSÃO: É evidente que o câncer de mama afeta a vida de mulheres brasileiras, sendo que a melhor forma de prevenção é o autoexame.Esse boletim poderá subsidiar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce por meio do autoexame das mamas.

Biografia do Autor

Milena Santana, ESCS/FEPECS

Fisioterapeuta Residente do Programa Multiprofissional em Atenção ao Câncer da Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS/FEPECS.

Julia Rippel, ESCS/FEPECS

Fisioterapeuta Residente do Programa Multiprofissional em Atenção ao Câncer da Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS/FEPECS.

Renata Fortes, ESCS/FEPECS

Nutricionista, Doutora e Mestra em Nutrição Humana, Coordenadora do Programa Multiprofissional em Atenção ao Câncer da Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS/FEPECS

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

Santana, M., Rippel, J. ., & Fortes, R. (2020). Boletim informativo para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Health Residencies Journal - HRJ, 1(6), 54–62. https://doi.org/10.51723/hrj.v1i6.91