Colecistectomia com vesícula biliar do lado esquerdo (sinistroposição): Relato de caso

Autores

  • Ermerson Machado Timm ESCS

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v1i5.88

Palavras-chave:

Colecistectomia, Colecistite Aguda, Sinistroposição

Resumo

O presente caso tem como objetivo relatar um caso de Colecistectomia Videolaparoscópica de uma paciente com Colecistite Aguda associada a uma vesícula biliar em posição inabitual no Hospital Regional de Sobradinho - DF no ano de 2019. Informações obtidas através de revisão de prontuário, anamnese, fotografias intra-operatória, revisão literária.

A vesícula biliar é um órgão intra-abdominal com a função de armazenar a bile produzida pelo fígado, cuja localização habitual é abaixo do lobo direito hepático lateral ao ligamento falciforme. A Colecistite consiste na inflamação da vesícula biliar, tendo como principal origem a doença calculosa da vesícula biliar. A vesícula biliar localizada medialmente ao ligamento falciforme (sinistroposição) é uma condição rara, correspondendo a cerca de 0,3% em um estudo feito com pacientes submetidos a Colecistectomia Videolaparoscópica.   O diagnóstico dessa condição é feito habitualmente de forma incidental durante exames de imagem ou durante cirurgias intra-abdominais. Reconhecer essa condição trará ao cirurgião expertise para lidar com eventual adversidade. Comumente ao se deparar com essa condição o cirurgião tem que realizar uma dissecção mais ampla, realizar colangiografia intra-operatória ou até mesmo conversão para cirurgia aberta para melhor reconhecimento da anatomia.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

Machado Timm, E. (2020). Colecistectomia com vesícula biliar do lado esquerdo (sinistroposição): Relato de caso. Health Residencies Journal - HRJ, 1(5), 1–5. https://doi.org/10.51723/hrj.v1i5.88