Estratégia de promoção ao desenvolvimento de linguagem infantil através do Arco de Maguerez: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i15.396Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde; Arco de Maguerez; Desenvolvimento Infantil; Educação em SaúdeResumo
O desenvolvimento de linguagem é um processo complexo e multifatorial que tem sua fase crítica no período pré-escolar, no qual os adultos atuam enquanto mediadores para a comunicação. Sendo assim, é essencial o conhecimento acerca do desenvolvimento típico de linguagem e os sinais de possíveis alterações neste período, além de maneiras de estimular as habilidades comunicativas. Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de uma fonoaudióloga residente acerca da elaboração e implementação de uma estratégia de promoção ao desenvolvimento de linguagem infantil no âmbito da atenção primária à saúde (APS). A condução do trabalho se deu através da problematização pelo método do Arco de Maguerez, seguindo as seguintes etapas: observação da realidade, levantamento dos pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação da ação na realidade. Como produto foi elaborado um folder contendo informações sobre o desenvolvimento típico de linguagem, sinais de alteração e orientações de estimulação de linguagem infantil com enfoque nos pais/responsáveis e profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) na qual se conduziu a intervenção. Nesta situação, a utilização do método do Arco de Maguerez mostrou-se bem-sucedida para atenuar os problemas observados na realidade.