Uso das metodologias ativas em programa de Residência em Saúde no contexto da pandemia por COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i15.204Palavras-chave:
Internato e Residência, Aprendizagem e Educação.Resumo
Introdução: O processo do ensino-aprendizagem tem passado por diversas modificações ao longo do tempo. O estudo sobre as Metodologias Ativas, consideradas ferramentas utilizadas como proposta alternativa ao contexto apenas transmissor no ensino-aprendizagem, tem sido realizada ao longo dos anos e encontra respaldo na ideia de contribuir para a discussão acadêmica de recursos didáticos usados. Em meio à pandemia da COVID 19 juntamente com o ensino online, o uso dessas ferramentas passou a ser mais intensificado. Objetivo: O presente trabalho objetivou caracterizar a percepção de residentes sobre o uso de metodologias ativas utilizadas em uma disciplina do Programa de Residência em Odontologia/ Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde do Recife – PE realizada no formato online devido ao contexto da pandemia. Método: Foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de dados de origem qualitativa a partir do método de análise de conteúdo mediante o software Iramuteq. Conclusões: A percepção dos residentes com relação às metodologias ativas destacou a ferramenta como sendo muito mais interessante que o modelo tradicional na visão desses profissionais que também evidenciaram pontos como autonomia na participação das atividades, o espaço dialógico, os benefícios e desafios de trabalhar em equipe, além de ressaltar a discussão sobre a necessidade de preparação prévia e formação tanto por parte dos alunos quanto de facilitadores para o desenvolvimento das atividades.
Palavras-chave: Internato e Residência, Aprendizagem e Educação