Contribuição dos programas de residência atuantes na atenção primária à saúde frente à COVID-19

Autores

  • Sintique Lopes Fundação Estatal Saúde da Família - FESF-SUS
  • Michele Fundação Estatal Saúde da Família - FESF-SUS
  • Thaís
  • Maria Cristina Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v2i9.141

Palavras-chave:

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, Infecções por Coronavírus, Equipe Multiprofissional, Educação Pós-Graduação, Internato e Residência., Keywords: Primary Health Care, Coronavirus Infections, Multiprofessional Team, Postgraduate Education, Internship and Residence.

Resumo

Introdução: A Doença Coronavírus 2019 – COVID-19 provocou alerta global. No Brasil, os Programas de Residência tiveram sua potencialidade reconhecida pelo governo federal por meio de incentivo financeiro através do Programa “O Brasil conta comigo – Residentes na área da saúde”. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura voltada às experiências de profissionais integrantes de Programas de Residência Multiprofissional e Médica atuantes na Atenção Primária no contexto da pandemia da COVID-19 entre março e outubro de 2020. Metodologia: A busca foi realizada através da análise retrospectiva de normativas bem como por meio das bases de dados eletrônicas Pubmed/MEDLINE, Scielo, LILACS, Google Acadêmico, BVS, BDTD e CINAHL. Resultados e Discussão: Foram identificados cinco artigos cujo elo comum foram ações dos residentes pautadas no acolhimento de sintomáticos respiratórios e utilização da tecnologia para aprimoramento do cuidado à população geral. Considerações finais: Observou-se número reduzido de publicações que envolvessem o fazer destes profissionais no período referido. Fato controverso ao esperado em decorrência ao estímulo financeiro do governo federal para o enfrentamento do vírus.

 

 

Biografia do Autor

Sintique Lopes, Fundação Estatal Saúde da Família - FESF-SUS

Cirurgiã-dentista especialista em Saúde da Família pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestranda do Programa de Odontologia e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), preceptora do núcleo de Odontologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Fundação Estatal Saúde da Família - FESF-SUS/ Fiocruz. 

Michele, Fundação Estatal Saúde da Família - FESF-SUS

Enfermeira residente vinculada ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Fundação Estatal Saúde da Família - FESF-SUS/Fiocruz-Ba

Thaís

Cirurgiã-dentista especialista em Saúde da Família pela Fundação Estatal Saúde da Família - FESF-SUS/Fiocruz-Ba

Maria Cristina, Universidade Federal da Bahia

Professora associada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). 

Downloads

Publicado

2021-02-10

Como Citar

Lopes, S., Alcântara, M. ., Rocha, T., & Cangussu, M. C. (2021). Contribuição dos programas de residência atuantes na atenção primária à saúde frente à COVID-19. Health Residencies Journal - HRJ, 2(9), 125–144. https://doi.org/10.51723/hrj.v2i9.141

Edição

Seção

Artigos de Revisão