Projeto de intervenção no território: avaliações de ações educativas sobre a transição do modelo biomédico para o de base comunitária

Autores

  • Daniela Sousa de Oliveira ESCS/ UNB
  • George Luiz Néris Caetano

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v2i11.136

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde da Família. Capacitação em serviço.

Resumo

Com a Política Nacional de Atenção Básica e a Política de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal, ocorreu um redirecionamento de profissionais da Atenção Básica para Equipes de Saúde da Família (EqSF). Os profissionais que trabalhavam na concepção denominada “tradicional” passaram a participar de intervenções educativas com a perspectiva de mobilização sobre o novo modelo que integrariam. O estudo teve como objetivo avaliar o impacto imediato das intervenções educativas realizadas em 2017 com uma Equipe de Transição (Etesf) de Ceilândia – Distrito Federal e, posteriormente, compará-la a uma EqSF inserida no modelo de atenção de Estratégia de Saúde Família (ESF). Trata-se de um projeto de intervenção realizado em três etapas que compreendem o diagnóstico territorial; planejamento e execução de oficinas interventivas e comparação dos resultados obtidos por meio da aplicação de um questionário estruturado em escala Likert de quatro pontos. As respostas oriundas da aplicação deste instrumento com a Etesf foram comparadas com as respostas advindas da EqSF. A comparação das respostas demonstrou que a dificuldade de assimilação de conceitos estruturantes para o processo de trabalho das equipes está presente tanto na Etesf quanto na EqSF.  As dificuldades para consolidação do modelo de ESF estão presentes tanto em equipes que se encontram em processo inicial de conversão quanto em equipes cujo processo de trabalho está estruturado neste modelo.

Biografia do Autor

George Luiz Néris Caetano

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília – UnB. E-mail: georgeluiz61@yahoo.com.br.

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Publicado

2021-04-26

Como Citar

Sousa de Oliveira, D., & Luiz Néris Caetano, G. . (2021). Projeto de intervenção no território: avaliações de ações educativas sobre a transição do modelo biomédico para o de base comunitária . Health Residencies Journal - HRJ, 2(11), 62–85. https://doi.org/10.51723/hrj.v2i11.136