Residência multiprofissional em saúde da família: tecendo sobre a conversão da lógica tradicional para Estratégia de Saúde da Família

Autores

  • Daniela Sousa de Oliveira ESCS/ UNB
  • Silvana Pereira Dantas Evangelista de Souza
  • Caroline Jonas Rezaghi Ricomini Nunes

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v2i9.123

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde. Estratégia saúde da família. Capacitação em serviço. Modelos de atenção.

Resumo

A Atenção Primária à Saúde (APS) é reorganizada em todo território nacional pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), que visa cuidado ampliado e orientado nos territórios. A partir dessa temática, este estudo tem como objetivo aplicar oficinas como intervenção educativa, horizontalizada e participativa com os profissionais que passaram pelo processo de transição do modelo de atenção     à saúde. É uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa e descritiva, dessa forma, utilizou-se metodologia desenvolvida no formato de oficinas de sensibilização com trabalhadores de diferentes categorias profissionais. As oficinas foram gravadas, transcritas e categorizadas pela análise temática simples. Os resultados propõem que a forma como foi construído o processo de mudança de modelo de atenção à saúde causou distanciamento entre a gestão e os trabalhadores. Estes relataram não identificação com processo de trabalho imposto.

Biografia do Autor

Silvana Pereira Dantas Evangelista de Souza

Fisioterapeuta Especialista em Saúde Coletiva. Pós-Graduada em Fisioterapia Dermatofuncional. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental Infantojuvenil– ESCS/FEPECS.

Caroline Jonas Rezaghi Ricomini Nunes

Terapeuta Ocupacional. Especialista em Saúde Coletiva, Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília – UnB.

Downloads

Publicado

2021-02-10

Como Citar

Sousa de Oliveira, D., Pereira Dantas Evangelista de Souza , S. ., & Jonas Rezaghi Ricomini Nunes , C. . (2021). Residência multiprofissional em saúde da família: tecendo sobre a conversão da lógica tradicional para Estratégia de Saúde da Família. Health Residencies Journal - HRJ, 2(9), 52–77. https://doi.org/10.51723/hrj.v2i9.123

Edição

Seção

Artigos de Temas Livres